Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escola Superior da DPE/MA vai realizar Curso de mediação de conflitos

    há 12 anos

    A Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE) realizará no período de 17 a 19 de maio, no auditório da Escola de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Praia Grande, o curso de Mediação e Conciliação de Conflitos, como parte das atividades alusivas ao Dia Nacional da Defensoria Pública, que será comemorado em todo o país no dia 19 de maio, e tem como tema Ensinar, prevenir e conciliar: defensores públicos pela garantia extrajudicial dos direitos.

    Para ministrar a capacitação estarão em São Luís a mestre em Direito das Relações Internacionais, a professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ana Paula Bomfim, e a mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, a professora da Universidade Católica de Salvador, Ana Lívia Braga.

    A mediação é uma técnica de solução consensual de conflitos que visa à facilitação do diálogo entre as partes, para que melhor administrem seus problemas, e consigam, por si só, alcançar uma solução. Nesta perspectiva, é intenção da Escola Superior da Defensoria fornecer aos participantes todo instrumental acerca dos meios alternativos de solução de controvérsias, estimulando a cultura do consenso, oferecendo os pressupostos teóricos relativos à prática da mediação e conciliação conceitos, procedimentos e atitudes.

    Segundo a programação do curso, o primeiro dia de aula terá início às 13h30 e se estenderá até as 17h30, e das 18h às 22h; no dia 18, acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 16h; o encerramento, dia 19, se estenderá das 9h às 11h. Na primeira etapa, acontecerão as aulas teóricas, seguida da parte prática, com a mediação de casos selecionados pela Defensoria Pública dos núcleos cível, família e idoso.

    A ferramenta da mediação é cada vez mais utilizada, constituindo-se com um dos grandes desafios do Judiciário contemporâneo, face à quantidade de demandas e ao excesso de formalismo, que comprometem a eficácia das soluções. Como transcende o ambiente do Judiciário, pode ser praticada por profissionais oriundos de diferentes áreas de atuação.

    Experiência Com um currículo extenso, a palestrante Ana Paula Bomfim é autora de diversas obras (livros e artigos) nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo, Tributário e de Acesso à Justiça, com ênfase em Mediação, Conciliação e Arbitragem. A professora Ana Lívia Braga também tem grande experiência na área, já tendo sido vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mediação e Solução de Controvérsias (Ibmesc).

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-superior-da-dpe-ma-vai-realizar-curso-de-mediacao-de-conflitos/3115797

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)