Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ciapvi da DPE realiza 7.030 atuações em prol da pessoa idosa

    há 10 anos

    O Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), contabilizou 7.030 atuações em 2013. Desse total, 923 foram orientações individuais de natureza social e psicológica, outros 218 atendimentos voltados à família e 64 mediações de conflitos, envolvendo 225 pessoas. Além disso, o Ciapvi encaminhou 164 casos para atendimento jurídico junto ao núcleo especializado da instituição e outros 265 foram direcionados para os órgãos responsáveis.

    Os dados estatísticos revelam ainda o ranking dos principais tipos de violência praticados contra o idoso atendido pelo Ciapvi: casos de negligência, com 291 notificações (32%), violência psicológica, com 235 denúncias (25%), e física, com 167 (18%), concentram o maior número de atendimentos. Os bairros do Monte Castelo, Anil e Cidade Operária foram os mais notificados. Também integra o levantamento o perfil dos agressores ou denunciados nas 924 ocorrências, registradas de janeiro a dezembro do ano passado.

    Filhos, com 50% das ocorrências, seguidos de netos, outros parentes, companheiros, cuidadores e vizinhos figuraram como os autores mais corriqueiros das agressões sofridas pelos maiores de 60 anos. Além disso, o relatório constata que as mulheres idosas continuam sendo as maiores vítimas do desrespeito ao Estatuto, sobretudo aquelas que se encontram na faixa etária dos 60 aos 70 anos.

    Segundo o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, é preciso ampliar os instrumentos legais de proteção de modo a potencializar os resultados no enfrentamento à violência contra o idoso no estado. Não se faz política pública sem o suporte operacional necessário para a sua implementação. A estruturação adequada dos órgãos que atuam na área é fundamental para que se ampliem as ações de combate à violência e prevenção, destacou.

    Para a coordenadora do Ciapvi, a assistente social Isabel de Fátima Amorim Lopizic, levando-se em consideração aspectos subjetivos como sentimentos, valores e medos que vão para além da violência propriamente dita, verifica-se a importância das ações da DPE/MA para a garantia do atendimento adequado aos idosos vítimas de violência. Com a proposta de ampliação do quadro de profissionais do Ciapvi, feita pelo defensor geral, já aprovada pelo Conselho Superior da instituição, e por ele ratificada no Pacto pelo Envelhecimento Digno e Saudável no Estado do Maranhão, assinado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, espera-se contribuir ainda mais de forma efetiva no enfrentamento à violência ao idoso no Maranhão, disse Isabel Lopizic, destacando a necessidade de aumento dos recursos orçamentários da DPE para que os avanços sejam viabilizados.

    O relatório, sistematizado por meio de anexos e gráficos, detalha, mensalmente, o quantitativo de atendimentos nas áreas social e psicológica, e ainda encaminhamentos ao núcleo de assistência jurídica, orientação familiar, visitas domiciliar e institucional, solicitações a outros órgãos e retornos dos assistidos. Destaca ainda as mediações de conflitos, capacitações e outras atividades, como participações em seminários, congressos, realizações de palestras e parcerias institucionais em ações e programas.

    Cuidador - O levantamento fez referência, ainda, à realização da segunda edição do Curso Cuidador de Idoso, promovido pela DPE/MA, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). Iniciado em novembro do ano passado e finalizado em fevereiro de 2014, o curso capacitou mais de mil pessoas em todo o estado. Ao todo, foram 29 módulos, com abordagem de temas nas áreas de saúde, assistência social e sistema de garantia de direitos da população idosa. O curso foi idealizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e teve a coordenação do Ciapvi.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações605
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ciapvi-da-dpe-realiza-7-030-atuacoes-em-prol-da-pessoa-idosa/113732022

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)