Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Central de Relacionamento com o Cidadão da DPE recebe 3.548 ligações em 2013

    há 10 anos

    A Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), contabilizou, em 2013, 3.548 consultas, via telefone, de assistidos da instituição e/ou pessoas interessadas em obter algum outro tipo de informação sobre os serviços oferecidos e o funcionamento das unidades de atendimento sediadas na capital e municípios da região metropolitana. O objetivo da central é eliminar distâncias, reduzir o tempo de espera e agilizar o atendimento.

    Quem mantém contato com a CRC, por meio do número 129, pode ainda solicitar orientações sobre o andamento de seus processos, por meio dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.

    Segundo a coordenadora da CRC, a defensora pública Ádia Ataíde, a grande procura demonstra que a Central tem alcançado sua finalidade, fortalecendo a atuação da Defensoria Pública no estado. O elevado número de atendimentos evidencia que a CRC é um relevante canal de comunicação com a comunidade, notadamente, pela praticidade e economicidade do serviço. Trata-se de um instrumento facilitador da concretização do direito de acesso à Justiça, na medida em que otimiza o atendimento e garante à população acesso à informação, destacou a defensora, acrescentando que, em 2012, a CRC registrou 3.496 consultas.

    Demanda - De acordo com dados do relatório de atividades do ano passado, a maior demanda das consultas à CRC continua sendo de assistidos da DPE/MA sobre trâmite processual, com 90% do total contabilizado. As demais se referem a consultas de pessoas na busca de informações e orientações sobre os demais serviços oferecidos. Ainda de acordo com informações do relatório, questões relacionadas a direito de família são as mais frequentes, enquanto que informações sobre matéria criminal as de menor demanda. A maior parte das ligações acontece, segundo o levantamento, às segundas-feiras, entre 9 e 11h da manhã.

    A CRC funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h. Além do 129, o cidadão pode fazer contato com a Central através do email crc@dpe.ma.gov.br."

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/central-de-relacionamento-com-o-cidadao-da-dpe-recebe-3-548-ligacoes-em-2013/113731878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)