Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPE discute melhorias na política de educação especial de São Luís

    há 10 anos

    Representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) estiveram reunidos com técnicos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na última semana, dando continuidade às discussões com vistas à efetivação de melhorias na política de educação especial de São Luís. Plano pedagógico, transporte público, estrutura física e participação direta da família no cotidiano escolar foram alguns dos temas abordados. A reunião contou com a presença da supervisora de Educação Especial, Maria do Socorro Castelo Branco, e dos servidores da Superintendência de Assuntos Jurídicos Oduvaldo Viana, e da Supervisão de Engenharia, Alexandre Martins.

    Na ocasião, o defensor público titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Gabriel Furtado, acompanhado da coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da DPE, a assistente social Lívia Cardoso, relatou casos observados por mães de alunos do Centro de Ensino João Mohana, repassados aos representantes da DPE em reunião anterior. Após os relatos, a Seduc se comprometeu em realizar novas visitas técnicas à escola João Mohana, referência no atendimento educacional especializado no Maranhão.

    No primeiro encontro, fizemos o atendimento de diversas famílias cujos filhos têm deficiências intelectuais e físicas, na maioria alunos do João Mohana. Na ocasião, foram apresentadas demandas que são de responsabilidade do Estado, que agora está nos apresentando possíveis soluções, ressaltou Furtado.

    O centro especializado está, no momento, passando por obras, visando corrigir problemas pontuais. Segundo os representantes da Seduc, as solicitações dos defensores públicos serão minuciosamente analisadas. Dentre elas, será estudada a viabilidade da construção de uma quadra poliesportiva ou piscina para a criação de um espaço de reabilitação na própria escola. Também será feito um estudo quanto à acessibilidade dos alunos nas dependências da escola.

    Outra solicitação acatada pela Seduc foi a participação dos pais no planejamento pedagógico da escola. De acordo com Maria do Socorro, a contribuição das famílias na construção do plano vai promover maior inclusão social dos alunos. Os representantes da Secretaria informaram ainda que são disponibilizados veículos para o transporte dos alunos com necessidades especiais residentes em locais de difícil acesso à escola, mas ressaltou que todas as demandas apresentadas serão levadas à secretaria de Estado da Educação.

    Escolas particulares Também na semana passada, o defensor público titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência, Benito Pereira Filho mediou a terceira reunião, na sede da DPE, em favor de melhorias na educação especial no Maranhão. Participaram das discussões os promotores de Justiça Ronald Pereira dos Santos e Maria Luciane Lisboa Belo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcio André Silva Azevedo, representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Educação e da sociedade civil organizada. Na oportunidade, foi recomendado aos conselhos Municipal e Estadual da Educação que fiscalizem a obrigação da matrícula de alunos com deficiência em escolas particulares. Nos termos da Lei nº 7.853/89, as escolas não podem recusar matrícula de estudantes com deficiência.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpe-discute-melhorias-na-politica-de-educacao-especial-de-sao-luis/113728998

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)