Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPE e sociedade civil realizam vistoria em terminais de integração de SL

    há 10 anos

    Os terminais de integração de transporte público da Praia Grande e da Cohama foram alvos de vistoria realizada pelo defensor público titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Benito Pereira Filho, pela coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), da DPE, Lívia Carvalho, e pelos representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU), Fernando Cutrim e Raimundo Ramos. O objetivo da ação foi verificar as condições de funcionamento dos terminais, no que tange às regras de acessibilidade destinadas a pessoas com deficiência.

    Na Praia Grande, há obstáculos não sinalizados, como é o caso dos diversos orelhões e bancos de cimento que dificultam o trajeto de deficientes visuais; salas fora de padrões para a realização de perícias voltadas a emissão do cartão de gratuidade para idosos e pessoas com deficiência; profissionais capacitados em número insuficiente para atender deficientes auditivos; banheiros depredados, dentre outros. Já no Terminal da Cohama, além de obstáculos não sinalizados, o piso apresenta rachaduras e buracos, que oferecem perigo para quem circula no local.

    Segundo o defensor público Benito Pereira, a vistoria nos terminais foi solicitada por usuários do transporte público da capital, que procuram o Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Ciapd) da Defensoria. O serviço público de transporte da capital está aquém do que a sociedade necessita. São justas as reclamações dos usuários e a DPE atua como um órgão fiscalizador, buscando sempre garantir os direitos da população, ressaltou.

    Para Lívia Carvalho, a necessidade de melhorar os serviços de trânsito e transportes em São Luís é urgente, considerando que sem a estrutura adequada as pessoas com deficiência não podem exercer de forma integral o seu direito de ir e vir. As pessoas com deficiência precisam ter seus direitos respeitados. No caso da acessibilidade, isso deve ser entendido no sentido mais amplo possível, que vai desde a preparação das vias, passando pelas plataformas de parada e chegada dos ônibus, que também precisam estar adequadas, até a questão da qualificação dos profissionais e o processo de emissão de passe livre, que deve acontecer de maneira cordial e respeitosa, disse a assistente social, acompanhada da psicóloga da DPE/MA, Cleudes Cristina Lima, e de representantes de movimentos sociais.

    O cadeirante Paulo Roberto Barbosa Melo disse que a falta de acessibilidade é um dos principais entraves no seu dia a dia. Os elevadores próprios para ônibus e não estão funcionando. Além disso, quando estamos nos pontos muitos motoristas não param. E dentro dos terminais a maior dificuldade é o acesso aos banheiros, comentou.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpe-e-sociedade-civil-realizam-vistoria-em-terminais-de-integracao-de-sl/113644630

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)