Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escola Superior da DPE/MA inicia Curso de Inglês Jurídico

    há 12 anos

    Expandir o vocabulário da área profissional para facilitar o entendimento e interpretação de textos jurídicos em inglês, atender assistidos estrangeiros, bem como preparar-se para seleções de mestrado ou doutorado são algumas das contribuições apresentadas pelo defensor público Diego Carvalho Bugs, no primeiro dia de aulas do Curso de Inglês Jurídico. Promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpe), o curso terá duração de dois meses, com dois encontros semanais.

    Nós não fizemos nenhum filtro, ou seja, qualquer pessoa, com menor ou maior contato com a língua inglesa, está apto a participar do curso. A partir dessa experiência, a nossa intenção é preparar os defensores públicos do Maranhão a lidar melhor com situações que necessitem do uso do inglês. Ao final do curso, eles sairão com conhecimentos básicos para ler e escrever, destacou Diego Bugs, que ministrou aulas em diversas escolas de línguas, como Wisdom e Centro Cultural Anglo-Americano (CCAA).

    O defensor público disse que a ideia de elaborar curso para profissionais da área surgiu quando ele iniciou a faculdade de Direito, sendo formatado anos depois pelo desejo de compartilhar os seus conhecimentos na área do inglês jurídico. Ao integrar os quadros da Defensoria Pública do Estado, Diego Bugs viu a possibilidade de formar turmas de defensores e servidores da instituição, iniciativa proposta à direção da Esdpe.

    O curso de inglês jurídico precisou sofrer algumas adaptações para direcionarmos os conhecimentos que serão repassados à turma formada, em sua grande maioria, por membros da Defensoria Pública. Dependendo do desempenho verificado nessa primeira etapa, a nossa intenção é fazer um segundo módulo, adiantou Bugs, que já atuou como tradutor e intérprete judicial de inglês e alemão da 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

    As adequações, segundo o diretor da Esdep, Cristiano Matos de Santana, foram discutidas entre a direção da instituição de ensino e o professor da disciplina para garantir maior proximidade do conteúdo programático à realidade da instituição. Não adiantava oferecer um curso de inglês jurídico que não estivesse conectado com a nossa atuação, disse o defensor público, ao chamar atenção para o pioneirismo da ação. Ele acrescentou ainda que a capacitação mostra o compromisso da Defensoria com a valorização e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na instituição.

    Segundo a ementa do curso, Diego Bugs apresentará aos participantes institutos do Common Law, que é o direito fundado em usos, costumes e em princípios interpretados pelos tribunais, ou seja, um sistema, em essência, de lei não escrita. Para tanto, a aula será ministrada em inglês e português, por meio de vídeos, exercícios de leitura e discussão de textos, capacitando o profissional, em nível básico, à interpretação de obras jurídicas e visualização de filmes.

    A grade curricular, dentre outros assuntos, abarcará as disciplinas direito constitucional, direito das famílias, direito civil, direito penal, atendimento ao público, análise de decisões judiciais e inglês jurídico no cinema e na TV.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-superior-da-dpe-ma-inicia-curso-de-ingles-juridico/100111906

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)