Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escola Superior abre inscrições para curso Inglês Jurídico

    há 12 anos

    A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdpe) está com inscrições abertas para o curso Inglês Jurídico, ministrado pelo defensor Diego Carvalho Bugs. As aulas terão início no dia 1º de outubro, com dois encontros semanais, sempre às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30 e serão ministradas na sede da Escola Superior, localizada na Av. Marechal Castelo Branco, nº 819, Bairro São Francisco. As inscriçõe se encerram dia 26/09/2012 e serão feitas exclusivamente pelo e-mail escolasuperior@dpe.ma.gov.br.

    O curso apresentará institutos do Common Law, por meio de aulas expositivas, vídeos, exercícios de leitura e discussão de textos, capacitando o profissional, em nível básico, à interpretação de obras jurídicas e visualização de filmes. A aula será ministrada em inglês e português, facilitando o aprendizado dos discentes que não têm domínio da língua estrangeira.

    A grade curricular, dentre outros assuntos, abarcará as disciplinas direito constitucional, direito das famílias, direito civil, direito penal, atendimento ao público, análise de decisões judiciais e inglês jurídico no cinema e na TV.

    A Escola Superior, ao promover o presente curso, pretende aperfeiçoar os membros da instituição, ciente de que o inglês é ferramenta relevante no mundo moderno, e, inclusive, requisito para aqueles que têm a pretensão de ingressar no curso de mestrado.

    Estão sendo oferecidas 20 vagas, sendo 15 para defensores públicos, que serão preenchidas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.

    Docente O defensor público Diego Bugs ministrou aulas em diversas escolas de línguas, como Wisdom e Centro Cultural Anglo-Americano (CCAA), possuindo vasta experiência no ensino da língua inglesa e no cotidiano forense como tradutor e intérprete judicial de inglês e alemão da 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

    CURSO DE INGLÊS JURÍDICO

    OBJETIVOS

    Apresentar institutos do Common Law por meio de aulas expositivas dialogadas, vídeos, exercícios e leitura e discussão de textos, capacitando o profissional, em nível básico, à interpretação de obras jurídicas e visualização de filmes, bem como na argumentação com assistidos internacionais e colegas ou clientes estrangeiros.

    PÚBLICO-ALVO

    Defensores públicos interessados nos vocábulos forenses na língua inglesa que visam aprender, concomitantemente, aspectos do direito estrangeiro.

    VANTAGENS DO APRENDIZADO DO INGLÊS JURÍDICO

    Expandir o vocabulário da área profissional

    Entender e interpretar textos jurídicos em inglês

    Expressar-se em palestras e outros eventos acadêmicos internacionais

    Comunicar-se em inglês com mais confiança

    Melhorar sua capacidade escrita e o conhecimento gramatical da língua inglesa

    Preparar-se para seleções de mestrado ou doutorado

    Atender assistidos ou clientes estrangeiros

    Trabalhar com sucesso em ambientes estrangeiros

    Uso em contratos internacionais

    NÚMERO DE ALUNOS

    Número máximo de 20 (vinte) alunos por turma.

    CARGA HORÁRIA

    Um módulo de 34 (trinta e quatro) horas/aula.

    HORÁRIO

    Segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h30.

    MATERIAL INCLUSO

    Apostilas digitais e impressas. Acesso a softwares e websites correlatos. Áudios e vídeos. Certificados.

    METODOLOGIA

    Aula expositiva dialogada. Uso de português e inglês. Apresentações multimídia. Leitura e discussão de textos.

    APRENDIZADO EXTRACLASSE

    Redação ou leitura e análise de texto jurídico conexo ao assunto tratado em aula será solicitada do discente ao final de cada encontro.

    AVALIAÇAO

    Ao final do módulo, haverá 01 (uma) avaliação escrita, com nota variável entre 0 (zero) e 10 (dez), efetuando-se média aritmética ou ponderada com as outras competências analisadas, como dedicação e feitura de atividades extraclasse.

    CERTIFICAÇAO

    Caberá certificado ao final aos alunos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 e 60% de presença.

    CRONOGRAMA MÓDULO I

    AULA 01 (01/10/2012) APRESENTAÇAO DO CURSO (2h): introdução ao inglês jurídico. Apresentação do curso e sua metodologia.

    AULA 02 (03/10/2012) INTRODUÇAO AO DIREITO (2h): teorias, ramificações e institutos de direito público e privado.

    AULA 03 (08/10/2012) FILOSOFIA DO DIREITO E HISTÓRIA DO DIREITO (2h): pronúncia do nome dos filósofos, estudo de teorias e conhecimento das principais citações filosóficas; a evolução do Direito e o vocabulário jurídico. Ênfase em Idade Antiga.

    AULAS 04 (10/10/2012) e 05 (15/10/2012) DIREITO CONSTITUCIONAL (4h): termos e institutos das constituições atuais. Uso das Cartas da África do Sul, Estados Unidos e Brasil.

    AULAS 06 (17/10/2012) e 07 (22/10/2012) INTRODUÇAO AO DIREITO CIVIL E NOÇÕES DE OBRIGAÇÕES E CONTRATOS (4h): as relações jurídicas cíveis. Fatos e atos jurídicos. A pessoa natural e a pessoa jurídica; as relações obrigacionais. Expressões contratuais e principais tipos de contratos da sociedade contemporânea.

    AULA 08 (24/10/2012) NOÇÕES DE PROCESSO CIVIL (2h): a demanda civil. Os institutos processuais mais importantes. A petição inicial. Tipos de ações. Audiências. Recursos.

    AULA 09 (29/10/2012) RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO (2h): o tratamento verbal adequado com o público estrangeiro assistido da Defensoria Pública/cliente estrangeiro. Aprendizado de palavras mais comuns em diálogos básicos sobre casos jurídicos cíveis e criminais.

    AULA 10 (31/10/2012) O INGLÊS JURÍDICO NA TV E NO CINEMA (2h): vocábulo visto em filmes jurídicos e seriados de TV, como Lei & Ordem, Boston Legal e Raising the Bar.

    AULAS 11 (05/11/2012) e 12 (07/11/2012) INTRODUÇAO AO DIREITO PENAL E TIPIFICAÇAO (4h): teorias penais, gradações de crimes, os tipos penais no Common Law e a relação com os tipos penais brasileiros. Tipos de penas. O Model Penal Code.

    AULAS 13 (12/11/2012) e 14 (14/11/2012) DIREITO DE FAMÍLIA (4h): os institutos do direito das famílias: casamento, união estável, divórcio, separação e adoção.

    AULA 15 (19/11/2012) ANÁLISE DE DECISÕES JUDICIAIS (2h): fundamentação e palavras técnicas usadas em julgados efetuados na língua inglesa.

    AULA 16 (21/11/2012) AVALIAÇAO (2h): Questões objetivas e/ou subjetivas. Completar lacunas. Enunciados em inglês e português.

    AULA 17 (26/11/2012) REVISAO E ENTREGA DE RESULTADOS (2h): comentários. Correção. Resolução de dúvidas. Demonstração dos resultados obtidos.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-superior-abre-inscricoes-para-curso-ingles-juridico/100063217

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)