Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Projetos da DPE concorrem ao Prêmio Innovare

    há 12 anos

    Quatros iniciativas desenvolvidas pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) concorrem ao Prêmio Innovare 2012, na categoria Desenvolvimento e Cidadania. Em sua 9ª edição, o Innovare uma vez mais identificará, premiará e disseminará práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, na busca de uma prestação jurisdicional célere e de qualidade.

    Tendo ainda como foco a modernização da Justiça brasileira, o resultado do prêmio Innovare será anunciado no próximo mês. Entre as práticas inscritas pela DPE/MA estão os projetos Ser Pai é Legal, Aprender Brincando, o Curso Cuidador de Idosos e o SIAPD.

    O Ser Pai é Legal é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e tem como objetivo estimular o reconhecimento voluntário da paternidade através da realização gratuita de exames de DNA.

    Já o projeto Aprender Brincando promove educação em direitos humanos a crianças de 6 a 12 anos da rede pública municipal. Cerca de 435 crianças foram beneficiadas com a primeira edição do projeto, realizado na Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína).

    O curso Cuidador de Idosos, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), é uma das estratégias da DPE de prevenção da violência, promoção da cidadania e bem-estar à população idosa. O curso, com carga horária de 160 horas, capacitou cuidadores de idosos formais e familiares através de aulas telepresenciais, ministradas em São Luís e transmitidas em tempo real a mais nove municípios do interior do Estado, beneficiando mais de 400 pessoas.

    Também concorre ao Innovare o Sistema Integrado de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (SIAPD), que foi concebido pela Defensoria Estadual para desafogar o sistema penitenciário e diminuir o número de incidentes judiciais. Tal sistema, manuseado pelos defensores públicos, permite que os dados dos presos e o histórico processual sejam rapidamente resgatados, necessitando apenas de um computador com acesso à internet.

    Prêmio Innovare Realizado pelo Instituto Innovare, o prêmio dá visibilidade ao rico e diversificado trabalho que vem sendo realizado e o acervo é disponibilizado no Banco de Práticas do portal Innovare, podendo ser consultado gratuitamente por todos os interessados.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projetos-da-dpe-concorrem-ao-premio-innovare/3141980

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)